Em quarentena, cozinhar em casa tem sido um ótimo exercício para aliviar o estresse, praticar aquela receita que não tinha tempo e até descobrir habilidades culinárias, que você nem sabia ter.

Essa será uma Páscoa diferente e se quiser arriscar preparando um dos pratos mais saborosos dessa época do ano, confira a dica do tradicional bacalhau, do chef Sidnei Valério (foto), do Kraft Restaurante de Santa Catarina.

O Bacalhau à moda do Porto acompanha um refrescante vinho branco Malvasia - leve, refrescante e frutado - da Família Fardo Vinícola, para realçar os aromas e sabores do prato.

Para o preparo, os ingredientes foram escolhidos criteriosamente - o tomate cereja, a cebola roxa, o pimentão (amarelo e vermelho), a batata bolinha e a couve de Bruxelas. “Tanto o pimentão quanto a cebola roxa grelhados garantem um sabor adocicado ao prato que harmoniza perfeitamente com as características do rótulo que é o toque de nozes, mel e amêndoas”, explica o chef.

O bacalhau utilizado na receita é o português Bom Porto. Cada posta (alta e dessalgada) pesa em torno de 330 gramas, o que garante uma porção individual bem servida. “O ideal é grelhar o bacalhau em uma frigideira antiaderente por 7 minutos cada lado até chegar ao ponto, que é quando a posta começa a soltar as lascas”, comenta Valério.

De acordo com ele, o bacalhau pode ser servido ainda com arroz de cambuci (pimenta de cheiro, adocicada e suave), que confere refrescância ao prato.

Dica do chef

Quando for elaborar um prato para harmonizar com um vinho, seja ele branco ou tinto, evite o uso de alho ou ovos, pois são ingredientes que roubam o sabor do vinho.

Acerte na temperatura

Diferente do tinto que é melhor ser apreciado a uma temperatura ambiente, entre os 16 e os 18 graus, o vinho branco deve ser servido muito fresco entre 8 e 10 graus. O vinho Malvasia você encontra em nossa loja online (www.familiafardo.com.br) ao valor de R$ 40,80. A entrega para Curitiba e Região Metropolitana é gratuita.

Bacalhau à moda do Porto

Ingredientes para quatro porções

- 1 kg de bacalhau

- 1 bandeja de tomate cereja

- 3 unidades de pimentão de cada cor

- 2 unidades de cebola roxa

- 2 bandejas de couve de Bruxelas

- 20 unidades de batata bolinha